top of page

CIMAD/SEMAS

2021

Pará, Brasil

O projeto dos Centros Integrados de Meio Ambiente e Desenvolvimento (CIMADs) teve como objetivo a elaboração de Anteprojeto Modelo de arquitetura para a construção dos CIMADs vinculados ao “Combate ao Desmatamento no Estado do Pará”. A partir de uma parceria estabelecida entre o Governo do Estado do Pará, o banco alemão KFW e a empresa alemã de consultoria GOPA, foram propostas estruturas para a permanência dos órgãos fiscalizadores em nove localidades da floresta amazônica.

As edificações são estruturas físicas que abrigam instituições públicas estratégicas do Estado do Pará para viabilizar a desconcentração da gestão ambiental, de modo a levar à população do interior as facilidades e serviços de licenciamento ambiental, cadastro ambiental rural, regularização fundiária, cadastro de produtores para programas de políticas públicas sustentáveis, e apoio às Unidades de Conservação Estadual (UCE). Além disso, server como pontos de apoio e catalisadores de ações de comando e controle nas rotinas de fiscalizações ambientais integradas.

O projeto modelo para os CIMADs considerou diferentes abordagens em sua elaboração. Critérios como Identidade e Diversidade Social, Imagem e Conforto Ambiental, Materiais Disponíveis e Mão de Obra Local, Desenho Interno e Versatilidade de Uso, Fluxograma e Redes de Infraestrutura, Dimensões e Adaptabilidade Programática foram alguns binômios que orientaram a proposta apresentada e deverão garantir, para além das condições de sustentabilidade do projeto, a possibilidade de integração com as comunidades circundantes e modelos construtivos/materiais para a educação e divulgação de práticas eco sustentáveis.

bottom of page