arquitetos associados
Dóris Regina Teixeira
Arquiteta e Urbanista l Architect and Urbanist
Dóris Teixeira é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Concursada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, iniciou seus trabalhos em 1992 na Regional Matriz, onde participa do projeto de Despoluição Visual do Setor Histórico. Trabalhou no IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, na Assessoria Técnica do Gabinete do Prefeito - AGAPE. Foi a arquiteta responsável pela elaboração do projeto e acompanhamento da obra da Cinemateca de Curitiba e pela Coordenação do “Projeto Rebouças”, uma iniciativa de revitalização urbana da área da antiga Zona Industrial da cidade.
Durante sua trajetória profissional companhou os projetos e obras do Memorial da Cidade, Ruas da Cidadania Fazendinha e Boqueirão, Casa da Memória, entre outros. Participou da elaboração da exposição “Curitiba, Tempo e Caminhos”, em comemoração aos 300 anos da cidade, com curadoria da Arquiteta Gisela Magalhães.
De 1994 a 1995 trabalhou na Prefeitura de Paris no intercâmbio com a Prefeitura de Curitiba, fazendo estágio nos departamentos de Urbanismo, Áreas Verdes e Iluminação Viária. Envolveu-se nos projetos de revitalização e paisagismo da Place Michel de Bourges, reestruturação da Place Violet e ampliação das áreas de lazer do Square Bayen. De 1998 a 2000 foi assessora do Governo do Estado do Paraná no “Núcleo de Projetos Especiais” participando da equipe que elaborou projetos para diversas secretarias do governo estadual. No final de 2000 a 2003 assume como Diretora Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. De 2003 a 2005 trabalha no Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico do IPPUC, sendo coautora do projeto de reforma do Teatro Novelas Curitibanas; assumiu a Executiva de Patrimônio Histórico, no período entre 2004 e 2005 dentro da proposta para o novo organograma do IPPUC. Coordena o Projeto de Revisão das Unidades de Interesse de Preservação, e o projeto de Restauro e Readequação do Paço Municipal de Curitiba, nesse mesmo período é membro, representante do IPPUC, da Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural - CAPC, na Secretaria de Urbanismo. A partir de 2006 atua no Setor de Projetos da Fundação Cultural de Curitiba, tendo acompanhado os projetos e as obras do Teatro Novelas Curitibanas, Cinemateca de Curitiba, Capela Santa Maria, Casa da Leitura Augusto Stresser, Casa Kozak, entre outros, atua também na Gerencia de Patrimônio Edificado e Integrado da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC.
Participou de diversos projetos de curadoria e elaboração de exposições - utilizando as imagens do acervo da Casa da Memoria - entre elas, Synval Stocchero - Curitiba na mira do fotógrafo, Curitiba anos 50, no Memorial de Curitiba e Viagens fotográficas – Wischral e Groff, registros das décadas de 1920 a 1950, na Casa Romário Martins.
É coautora com o Arquiteto Mauro Magnabosco do projeto do Cine Passeio, dentro do planejamento de revitalização da área central da cidade, acompanha a implantação da obra entre 2016 a 2019.
Em 2021, com a Arquiteta Valéria Bechara, participou do projeto de restauro e obra da casa denominada Casa da Estrela, construção do século 18 em São Luiz do Purunã, junto ao escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.